ENCERRADO: Francisco, el Hombre em Caxias

17/11/2016, 20:00, Paralela

ENCERRADO: Francisco, el Hombre em Caxias

Paralela, Caxias do Sul Por Tédio Indústria Projetadora de Coisas

Agora é oficial! FRANCISCO, EL HOMBRE volta ao palco da Paralela! Uma das maiores bandas independentes do país traz a turnê de lançamento do seu novo disco, ~SOLTASBRUXA~, para o RS e a Paralela não poderia ficar de fora dessa. Quem tava presente no último sabe como foi, quem não veio não pode perder. Certeza de muita diversão e música boa! INGRESSOS LIMITADOS!

FEH: quinteto não teme se posicionar politicamente, mas destaca que o público que segue correntes ideológicas diferentes também é bem-vindo ao show.

As recentes tensões políticas e sociais do Brasil contagiaram o processo criativo do álbum Soltasbruxa, da banda Francisco el Hombre.

O disco tem participações de Liniker e da banda gaúcha Apanhador Só e, como sugere o título, foi concebido como uma forma de expurgar as bruxas que assombram a democracia, os direitos humanos e as liberdades individuais. "Em alguns momentos ficamos receosos de falar tudo que estava entalado e botar para fora. Mas, no fim, é muito gratificante ver que esse sentimento também está entalado na garganta de outras pessoas, que tem enchido a boca pra cantar junto com a gente", comenta o baixista Rafael Gomes, em entrevista ao Mais Cruzeiro.

Com produção de Zé Nigro, o primeiro álbum completo da banda sucede o elogiado EP (extended play) La Pachanga (2015), sintetizando a experiência do quinteto adquirida na estrada. Aliás, o disco foi produzido graças a um financiamento coletivo, que também viabilizou a produção de videoclipes (dois deles já lançados Calor da rua e Triste, louca ou má) e um documentário sobre a turnê por Cuba, México e Chile. Além de Gomes, natural de Goiânia, a banda é formada pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte (voz e guitarra) e os sorocabanos Andrei Martinez Kozyreff (guitarra) e Juliana Strassacapa (voz e percussão).

O teor político do álbum se reflete em faixas como Calor da rua, que expõe como a violência doméstica -- nem sempre física -- está naturalizada na sociedade brasileira. Triste, louca ou má, por sua vez, desconstrói afirmações que definem o "papel" ou "posto" da mulher na coletividade. Acompanhado de Os Caramelows, Liniker empresta sua voz à Bolso nada, canção que ironiza o conservadorismo que, saegundo a banda, ganhou força na América Latina nos últimos anos e tem saído às ruas em manifestações a favor da pena de morte, da volta da ditadura e em apoio ao candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump.

Compartilhando ideias de pensadores do chamado campo progressista, como o uruguaio Eduardo Galeano, o quinteto não teme se posicionar politicamente e destaca que o público que segue correntes ideológicas diferentes também é bem-vindo ao show. "Para nós, o show é um espaço de diálogo. O pai do Sebastián e do Mateo viveu muitos capítulos da ditadura de Pinochet [no Chile] e conta que o mais triste era ver as pessoas taxadas de "vermelho" e "azul". Quando o povo está dividido, fica mais fácil de dominar", complementa o músico.

Apesar da densidade dos temas abordados no novo álbum, Rafael Gomes assinala que a Francisco el Hombre preserva a característica de ser uma banda com sonoridade dançante e, por isso, cada show é encarado por seus integrantes como um grande baile. "É um momento de descarregar para fora a energia negativa através da dança e do convívio com o outro. Por mais que sejam assuntos pesados, a gente tenta tratar com leveza e amor. Senão, ninguém aguenta", conclui.

Sobre o Tédio Indústria Projetadora de Coisas

Tédio é um indústria que projeta eventos que conectem pessoas, espaços e tecnologias em busca da uma construção humana do mundo que imaginamos.

Sobre o Paralela

A Paralela é uma associação cultural com sede em Caxias do Sul (RS) que promove, incentiva, provoca e abre espaço para eventos relacionados aos mais diferentes tipos de cultura alternativa.

Alguma dúvida?

Se quiser tirar alguma dúvida ou fazer algum comentário sobre o evento, fique à vontade. O produtor e os consumidores agradecem a sua colaboração.

Login

Para completar essa ação, você precisa ter uma conta no Mais Shows!

Redefinir senha

Insira o endereço de e-mail associado à sua conta que lhe enviaremos um link de redefinição de senha.

Você precisa preencher todos os campos corretamente.

Não existe uma conta com esse e-mail. Clique aqui para criar?

Em instantes, um e-mail será enviado para você. Siga as instruções nele.