Case Casa de Música da OSPA

Um ecossistema online para financiar um novo lar.

Em 2017, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre instalou os módulos de venda online e de financiamento coletivo. Atualmente, a integração dos módulos garante o acesso da população aos espetáculos (preocupação primordial da instituição) ao mesmo tempo em que funciona como plataforma de levantamento de fundos para as obras da Casa de Música da OSPA, primeira sede própria da OSPA em mais de 60 anos de existência.

Concerto lotado na Casa de Música da OSPA

2015, marcou a entrada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em uma nova fase. Sob nova direção, a instituição precisava adquirir "estabilidade no trabalho e no fluxo financeiro, apesar da crise". Os dois anos inicais da reformulação envolveram mudanças estruturais, contratação de novos músicos e até mudanças em datas de apresentação. A Mais Shows foi convidada a participar do projeto no terceiro ano, em 2017, quando a OSPA sentiu a necessidade de algumas tecnologias para resolver urgências que ainda incomodavam mesmo após as melhorias:

Acesso limitado aos concertos Havia acesso limitado aos concertos, porque a única maneira de conseguir ingressos ainda era enfrentando longas filas no dia do evento. Pouco contato com o público Pouco contato com o público porque os compradores não deixavam dados que permitissem à OSPA contatá-los novamente. Necessidade de levantar recursos Necessidade de levantar recursos para que fosse concluída a etapa da obra necessária para inauguração da nova sede da instituição. Pouco poder de investimento Pouco poder de investimento porque os recursos da OSPA estavam voltados à construção da nova sede, não podendo ser utilizados em tecnologia.

Diante das demandas que recebemos, pela primeira vez iniciamos a operação em um cliente instalando dois módulos simultaneamente. Ficou claro que a venda online de ingressos para os concertos era necessária, mas também era necessário criar mecanismos dentro do sistema que dessem mais opção para os usuários que quisessem contribuir mais contundentemente para a construção da sede. Além do módulo de vendas, então, instalamos no servidor da OSPA também um módulo de crowdfunding, através do qual os usuários podiam doar objetos para a nova sede, escolhendo itens que iam de simples estantes até conjuntos de cadeiras de R$ 15.000,00.

Softwares atualmente em operação
Sistema de venda online integrado ao site da OSPA, emitindo vouchers eletrônicos e recolhendo dados de clientes para ações de remarketing.
Sistema próprio de crowdfunding permitindo a doação de valores através de operações via boleto e cartão de crédito.
Sistema de demarcação da planta, possibilitando a divisão de ingressos para venda, ingressos cortesia, lugares para imprensa etc. através de um único painel.

Antes do início da campanha de financiamento coletivo, a OSPA realizou quatro concertos em palcos parceiros de Porto Alegre, comercializando mais de 1000 ingressos através de sua plataforma de vendas e recolhendo, a cada venda, os dados de contato dos compradores. Quando o financiamento coletivo foi lançado, em novembro de 2017, já havia uma boa base de potenciais colaboradores registrados no banco de dados. A divulgação da campanha de arrecadação junto à base de compradores fez com que a arrecadação inicial fosse alta, acelerando o levantamento de fundos e possibilitando a inauguração da sede em menos de quatro meses.

Projeto de painel de doadores

Com a boa receptividade da campanha de arrecadação de fundos, a página da campanha continuou no ar, ultrapassando o tempo previsto para a ação inicialmente, e a Mais Shows assumiu então a manutenção do sistema de vendas online da nova sede, que só em 2018 receberá mais de 30 concertos. Como extensão desta parceria, a Mais Shows também fornece tecnologia para as apresentações da OSPA em palcos parceiros, como ocorreu na noite "Ospa vai à Sbørnia", que reuniu mais de 3 mil pessoas no Auditório Araujo Viana em julho de 2018. Hoje temos:

Equipe de operação mais autônoma Público mais próximo do que nunca, com uma lista de compradores cativos cultivada pelo mecanismo de venda online. Clientes finais mais satisfeitos Sede inagurada com sucesso, com grande participação do sistema na arrecadação de recursos e na divulgação da obra. Vendas potencializadas Prestação de contas simplificada com o sistema da orquestra gerando relatórios de acordo com a demanda das devidas leis fiscais. Reconhecimento dos órgãos de cultura Reconhecimento dos órgãos de cultura com recebimento do Troféu Conselho Estadual da Cultura na categoria Gestão.

Atualmente, nossa função na OSPA concentra-se sobretudo na manutenção, nos treinamentos junto à equipe de operação dos sistemas e no suporte junto aos compradores finais, assumido pela Mais Shows desde o primero instante de parceria. A informatização da bilheteria física da Casa de Música, próxima etapa prevista no projeto, ainda aguarda o momento certo para ser implementada. Por se tratar de uma parceria junto a uma instituição que experimenta um bem-sucedido processo de reestruturação, a Mais Shows precisa acompanhar os processos e sempre se colocar à disposição com a sua expertise.

Sobre o case da Casa de Música da OSPA

O projeto junto à OSPA marcou um amadurecimento grande da nossa equipe, porque pela primeira vez fomos convidados para ajudar a fazer cumprir o princípio básico de uma instituição: sendo a popularização da música de concerto o princípio maior de existência da OSPA, disponibilizar ferramentas que possibilitassem essa popularização não era uma atividade qualquer. Alinhando o nosso processo aos processos do cliente, conseguimos cumprir todas as metas urgentes até que estabilizamos a operação e atingimos o patamar inicialmente desejado. Outra coisa que tornou o projeto especial até aqui foi a oportunidade de acompanhar a reestruturação da mais antiga orquestra brasileira vendo tudo pelo lado de dentro e exercitando o equilíbrio entre intervir ou simplesmente observar. Muitas vezes, o papel de um parceiro é fazer a coisa andar, mas muito também ajuda o prestador que, acima de tudo, respeita o tempo do seu cliente enquanto se prepara para ajudar de maneira precisa quando solicitado".

Carlos Viegas Carlos Viegas
(Diretor de produto encarregado do projeto)